17.11.05

Público pedido de desculpas ao Sr. Prof. Dr. Cavaco Silva.

Exmo. Senhor,

Venho publicamente, em meu nome pessoal, como colaborador do blogue "O Franco Atirador", pedir-lhe públicas desculpas por um «post» que aqui foi editado e o visou pessoalmente. Faço-o, repito, em meu nome pessoal, sem ter pedido autorização a nenhum dos meus colegas, muito menos ao meu Amigo de sempre Luis M. Jorge.
Pessoalmente, entendo que o LMJ cometeu um erro e, porque não dizê-lo, uma incorrecção, que não deveria ter acontecido. Mas deixe-me acrescentar-lhe que, «post» à parte, o LMJ é uma excelente pessoa, um homem honrado e uma pessoa de bem. Como, de resto, todos os que escrevem há quase uma semana neste blogue.
Se lhe apresento publicamente desculpas é porque entendo que ninguém tem o direito de se imiscuir na vida privada dos outros, seja de quem for, menos ainda quando se não conhecem as pessoas, o que é o caso concreto do Senhor. Isso nunca sucedera no «Franco Atirador», onde, apesar das picardias que, por vezes, todos vamos protagonizando, nunca se ultrapassou o limite da vida pública de ninguém. E, de resto, nem mesmo essa nos costuma interessar: aqui debatem-se ideias, valores e acontecimentos políticos. Mais nada.
Por isso, eu não gostaria de ver o Franco Atirador transformar-se naquilo que, infelizmente, se transformou a grande parte da nossa comunicação social: em «tribunais» públicos, onde, quantas vezes, se crucificam de forma leviana, publicamente, pessoas que, muito tempo depois, se constata serem absolutamente inocentes. Posso garantir-lhe que, aqui no Franco Atirador, onde temos, todos nós, um forte sentido da responsabilidade pessoal de serviço público que prestamos, nunca isso sucedeu, nem sucederá.
Não sei se o LMJ tencionava ou não retirar o «post» que o ofendeu ou desculpar-se pessoalmente. É matéria que só a ele diz respeito e não me substituirei ao seu juízo. Tirar, ou manter, nesta altura o «post» é, parece-me, indiferente. O prejuízo que ele poderá ter provocado está feito e, nessa medida, restam, em minha opinião, duas coisas: renovar-lhe o pedido e desculpas e desejar que isto tenha servido de lição, a todos quantos utilizam esta tão útil quanto perigosa «ferramenta» que é, sensu lato, a comunicação social.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luis

4 Comments:

Blogger Tiago Mendes said...

Muito, muito bom. Grande seguimento. Embora o que se veja por aqui não possa subscrever, acho que a imaginação, o humor e o bom-gosto são de louvar, dondo quer que venham.

2:39 da manhã  
Blogger Luis M. Jorge said...

Obrigado, estou a divertir-me muito com esta polémica.

11:52 da manhã  
Anonymous ritalps said...

Bem apanhado!!!!
O único tipo de resposta possível dada toda aquela non-sense polémica!
... com tanta e aparatosa contradição, de facto só dá mesmo para nos recostar e divertir!
De preferência acompanhado de um bom Whisky velho, diga-se!

3:50 da tarde  
Blogger Luis M. Jorge said...

Está lá em baixo, sirva-se.

5:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home