13.11.05

Um pulinho ao "Pulo do Lobo".

Há dois ou três dias visitei o novo "blog não oficial" de apoio à candidatura de Cavaco Silva à Presidência da Républica: o "Pulo do Lobo" . Fiquei particularmente entusiasmado com um fecundíssimo post que José Pacheco Pereira dedicou à fascinante problemática dos "políticos profissionais". Podem encontrá-lo aqui. Deixo-vos também o comentário que fiz na ocasião a esse documento:

"Depois de ler o seu post, o professor Cavaco Silva há-de sentir-se como aquele homem que se admirava por escrever "prosa" de cada vez que pegava em papel e caneta. Já estou a imaginar o seu candidato à hora da refeição, num pequeno diálogo doméstico, provocado pela leitura deste blog:

- Querida...
- Diz, Aníbal.
- Lembras-te quando eu disse àqueles malandros dos jornalistas que não era como aqueles malandros dos políticos?
- Claro que lembro, amor. Olha, come mais esta fatiazinha de bolo rei...
- Obrigado... Pois hoje mesmo fiquei a saber pelo Pacheco Pereira que...
- Esse Pacheco não era deputado?
- Sim, mas nunca foi malandro, como os outros que andam por lá. Fez uma grande biografia do doutor Álvaro Cunhal.
- Ah, o doutor Cunhal! Um grande homem...
- Pois hoje eu percebi porque é que embirro solenemente com aqueles malandros todos. É porque eles fizeram a Revolução Francesa e o Iluminismo, enquanto eu...
- O Doutor Soares?! Não sabia que ele era tão velho...
- ...enquanto eu, procurei a política como complemento da riqueza, ou melhor da "riqueza", no sentido weberiano da tradição protestante.
- Ó Anibal mas nós somos católicos, não somos?
- Sim, filha, mas o personalismo cristão também concorda comigo.
- O senhor Bispo tem sido muito simpático para a nossa candidatura...
- Eu tenho uma dimensão meta-política, enquanto o doutor Soares é teleológico.
- Não, Anibal, o doutor Soares é ateu... Agora a doutora Maria Barroso, talvez...
- O Pacheco explicou tudo muito bem. E até pusemos isso no programa do PSD.
- Mas Anibal, nós não somos independentes?
- Somos, querida. Dá-me mais uma fatia, por favor."

Começa assim o meu modesto contributo para a campanha eleitoral.

2 Comments:

Anonymous André Militão said...

Adorei o seu comentário! Continue assim!


Abraços

11:33 da tarde  
Blogger Luis M. Jorge said...

obrigado.

12:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home