21.3.06

"Eles criam um deserto e chamam-lhe paz".

A frase é de Tácito, que a aplicou aos romanos. Cito-a em homenagem a José Manuel Fernandes, um dos poucos entusiastas da guerra do Iraque a assinalar o terceiro aniversário da mimosa data, com um artigo no Público (sim, ele ainda acha que tinha razão, e que os franceses se portaram mal).

Como, sem encher a boca, também eu me considero um liberal, e portanto acredito na responsabilidade de cada um, vou imitar o Lutz e recordar aqui alguns blogs em que se apoiou esta operação miserável, na qual morreram 100.000 civis, os mesmos que se pretendiam libertar. É uma pena que toda esta gente da direita tenha ficado agora calada: certamente foi por comoção.

E por falar em historiadores romanos, qual será neste momento a opinião do latinista? Ainda não a encontrei, mas tenho a certeza que ele a deu - seria inconcebível que alguém, geralmente tão prolixo, escolhesse o silêncio num momento destes.

2 Comments:

Blogger Gabriel said...

Na altura do início da guerra, nenhum desses blgs existia, pelo que não será de todo apropriado dizer que defenderam a intervenção.

Que no blasfémias ha´quem defenda a continuação da presença americana por forma a garantir a segurança e estabilização do país, isso há, como eu.

12:04 da manhã  
Blogger Luis M. Jorge said...

Gabriel:

O meu post fala em "apoiar a operação" e não apenas o início dela. E salvaguardando alguma diferença entre vocês, julgo que li o vosso blog durante o tempo suficiente para saber o que lá defenderam. Quanto a "garantir a segurança e estabilização do país", que lhe posso dizer: está a dar um resultadão.

12:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home