31.8.06

Descascando a macheza.

Tenho tentado, João Gonçalves. O machismo, o marialvismo, a credulidade do povo, o desleixo das elites, a empáfia das classes médias, a voracidade de toda, absolutamente toda a gente que toca no dinheiro dos nossos impostos; mas também a preguiça ideológica da Esquerda, o ultramontanismo da Direita, a vacuidade pomposa de tantos intelectuais, o egotismo dos empresários, a chico-esperteza dos quadros médios, a falta de vergonha dos políticos, a indolência ruidosa dos pobres, a tirania dos pequenos poderes, a falta de humor de quem nunca se levou a sério, os grandes ares, o estilo esfinge, as ridículas poses de Estado: há muito para descascar na feirinha de vaidades em que temos vindo a transformar este país. Mas o João sabe isso melhor do que eu, porque ninguém tem descascado tanto e tão bem como o seu Portugal dos Pequeninos. Resta-nos manter a alegria, aguçar o sarcasmo, e fugir do ressentimento como o diabo foge da cruz.

11 Comments:

Anonymous nemesio said...

É assustadoramente real, o que escreveu. Mas ninguem quer saber, como descreve.

9:48 da manhã  
Blogger Joshua said...

Vamos lá então engrossar juntos essa capacidade de ver e radiografar País por-baixo, de lhe desocultar as cáries, a caspa e o sebo nas orelhas por lavar, o queijo acumulado que lhe recobre o entrededos pedestre.

Que liguem ou não liguem, certo seja que os Vejamos nus e crus.

11:35 da manhã  
Blogger Joshua said...

Luis, não te deixes institucionalizar, pá, e tira lá esse tom carregado de quem pune compungido. Pesquisando longa e detidamente O Franco Atirador de há largos meses, deparei-me com o desaparecimento do Mulheres na Política.

Um gajo sente falta desses poemas, pá.

Abraço

Joaquim

1:19 da tarde  
Anonymous Piranesi said...

O quadro é negro. Mas há sempre hera na ruína.

6:27 da tarde  
Blogger Sandra White said...

phentermine - health insurance - debt consolidation - home equity loans Nice comment.. I ll come back for sure :]

7:41 da tarde  
Blogger Luis M. Jorge said...

mulheres na política? joaquim, aviva-me a memória por favor.

8:19 da tarde  
Blogger Joshua said...

Com todo o gosto, Luís.

http://ofrancoatirador.blogspot.com/2005_11_01_ofrancoatirador_archive.html

9:27 da tarde  
Blogger Joshua said...

Chega-se lá e vai-se scrolando para baixo até aparecerem as beldades!

Abrx

Joaquim

9:28 da tarde  
Blogger Luis M. Jorge said...

Mas não desapareceram, continuam lá!

9:42 da tarde  
Blogger Joshua said...

Pois, estão lá... Mas 'desapareceram' de fazeres mais do género, sobretudo nestes dias demasiado sérios, demasiado pardos.

Falaste da falta de humor, lembras-te? E em descascar também. Ora, descascar não é só cacete. Pode-se ir mais longe nas respectivas implicações metafóricas. Tu já foste. Tu sabes.

Mas isto foi só uma sugestão blogsferata minha. Tenho uma sede vampírica pela jugular dos teus posts, que são fixes e inspiradores, pá.

Abrx

Joaquim

3:47 da manhã  
Blogger Luis M. Jorge said...

Ok, já percebi. A coisa teve a sua época, que foi a campanha eleitoral. Obrigado pelo cumprimento: curiosamente tem tudo a ver com o post seguinte.

6:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home