17.9.06

A verdade de Al Gore.

O filme não é um objecto estético. A informação é exposta friamente, e as poucas emoções que alternam com o didatismo dos factos, os momentos intimistas felizmente esparsos que pretendem aliviar a narrativa, não convencem nem comovem. Mas por isso mesmo, por não ser um espectáculo conseguido, é que Uma Verdade Inconveniente se revelou um filme tão avassalador: a sua mensagem é clara, auto-explicativa e horrenda. Concordo com Eduardo Pitta: o filme devia ser de exibição obrigatória nas escolas. O assunto tem de passar a ser vital no debate político e importante para o cidadão comum. Temos de convencer a direita a levá-lo a sério, ou então, se não a conseguirmos convencer, temos de derrotar a direita. Uma coisa é certa: confundir o nosso sentimento de urgência com histeria não é um bom começo. Mais informação aqui.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

receio bem que o "oportunismo" de Al Gore, o "hype" dos media, etc, etc, vá abafar o debate desta vez. Mas pelo menos, já passámos a barreira do "lá vêm os comunas".

2:13 da manhã  
Blogger Joao Galamba said...

O economist (sept 9-15), esse orgao oficial do partido ecologista os verdes, parece discordar do insurgente e do blasfemias. Esta tudo histerico...
Cumprimentos,

9:58 da manhã  
Blogger Eduardo Pitta said...

Obrigado pela citação, Luís. Este é um dos assuntos para cuja defesa somos sempre poucos. Não sei se viu, mas a SIC-Notícias passou ontem (eu apanhei por acaso, cerca das 23h) um documentário excelente sobre o tema, menos espectacular nas imagens, mas mais acutilante na denúncia do boicote à defesa do ambiente por parte da administração Bush.

10:23 da manhã  
Blogger Luis M. Jorge said...

Tem razão, Eduardo: pouquíssimos. Infelizmente não vi o documentário que refere, mas como a SIC notícias os costuma repetir vou andar atento. Eu é que lhe agradeço a indicação.

11:05 da manhã  
Blogger Luis M. Jorge said...

Cumprimentos para si também, João Galamba. Fez bem em recordar esse documento do Economist.

11:11 da manhã  
Anonymous VFG said...

Que existe um certo "hype" existe, como é evidente na blogosfera, que vive disso. Há pelo menos 5 anos que as TV's passam mensalmente, ou menos, documentários - E nunca vi posts, nem artigos sobre o assunto.

Nada contra, mas receio que depois de passar a febre, volte tudo ao mesmo.

11:24 da manhã  
Anonymous Lowlander said...

"Há pelo menos 5 anos que as TV's passam mensalmente, ou menos, documentários - E nunca vi posts, nem artigos sobre o assunto."

O amigo obviamente le poucos blogs...

Caro LMJ outra muito boa fonte de informacao e o blog REALCLIMATE escrito por um grupo de climatologistas conceituados. Foi classificado recentemente pela Nature.

http://www.realclimate.org

Os posts sao excelentes mas ainda melhor e a caixa de comentarios onde se vem das melhores discussoes cientificas sobre o tema que ja vi e alem disso esta muito bem organizada.

1:10 da tarde  
Anonymous Lowlander said...

"Foi classificado recentemente pela Nature."

Risque esta frase por favor fazia parte de outro comentario e inseri por erro.

1:11 da tarde  
Blogger Luis M. Jorge said...

vou seguir o link, lowlander.

1:18 da tarde  
Anonymous vfg said...

Eu referia-me aos blogues que costumo ler, e não a blogues de especialistas. Enfim... Tanto melhor.

2:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home