7.11.06

"The Shipping News" em português.

Falei há pouco tempo deste livro, e ontem descobri que já foi publicado no nosso país. , é uma maneira de dizer. A primeira edição americana data de 1993. Em 1994, o romance ganhou o Pulitzer e o National Book Award. Não li esta tradução portuguesa, mas gosto suficientemente da obra para a recomendar, com ou sem asneiras.

The Shipping News relata a história de Quoyle, o genuíno loser. Desprezado pelos pais, abandonado pela mulher (quase uma prostituta), Quoyle emigra com duas filhas pequenas para a Terra Nova, onde encontra amigos, dignidade e amor. Enquanto isso, a sua desamparada figura serve-nos de chaperon numa jornada fascinante a um mundo em extinção. Dois terços do romance localizam-se numa cidade costeira, varrida por gélidos ventos invernais - e os protagonistas condizem com a meteorologia.

Nunca estive na Terra Nova. Mas recordo que a obra me trouxe uma enorme nostalgia de Hobart, na Tasmânia, e dos seus barcos que partiam em direcção ao Pólo Sul.

5 Comments:

Blogger marta r said...

E também há o filme com o Kevin Spacey como Quoyle.

11:24 da tarde  
Blogger Luis M. Jorge said...

Sem esquecermos a encantadora julianne moore.

11:55 da tarde  
Blogger João Gaspar said...

Como é que se é "quase uma protituta"? Deliciosa expressão! Muito bom!!


E bom filme também. Vou ler o livro!

11:30 da manhã  
Blogger Luis M. Jorge said...

Como direi, leitor: é alguém que por vezes encontra cem dólares na mesa de cabeceira ao acordar, mas não sabe bem porquê.

12:00 da tarde  
Blogger João Pedro said...

E note-se que a "quase prostituta" é interpretada no filme pela radiosa Cate Blanchett.

7:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home