29.12.06

E você, já foi libertino hoje? (1)




Les Liaisons Dangereuses, um livro sempre recomendado pelo Franco Atirador.

4 Comments:

Blogger f. said...

e uma capinha do clarissa -- or the history of a young lady, não se arranja? o valmont do laclos é uma cópia um pouco descarada do lovelace do samuel richardson (até o final de um é decalcado do do outro, no duelo com o cavalheiro vingador), que escreveu o seu romance epistolar bem antes. clarissa foi publicado em 1747/8 (ontem enganei-me, falei do século XVII), as liasons em 1782. interessante que seja muito mais conhecido o suposto plagiador que o plagiado.

2:22 da tarde  
Blogger Luis M. Jorge said...

Sabe porquê, f.? Porque o "Liaisons" é mais curto e menos sentimental. A "Clarissa", aqui entre nós, não é só um antecessor de Laclos, mas também da "Escrava Isaura". Eu tenho para aqui o calhamaço e confesso que só li as primeiras páginas. Mas com tanta publicidade, ainda pego nele outra vez.

2:30 da tarde  
Blogger f. said...

é muito grande, é -- teria ganho com menos 300 paginocas. levei um verão inteiro a lê-lo, com a vantagem de poder usá-lo na praia como almofada (tem o tamanho certo). mas é muito bom, e quanto a ser mais sentimental... hum, pode ser. não tem o duelo de razões entre entre a marquesa e o valmont. mas tem a disputa mortal de vontades entre a clarissa e o lovelace -- e que bela disputa é. se faz lembrar a escrava isaura não sei, eheh. mas acho que lhe merece mais uma espreitadela.

2:54 da manhã  
Blogger Luis M. Jorge said...

Convenci-me, cara f. Mas não sei se é do adiantado da hora ;-)

3:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home